Gestores de Referências

 Os gestores de referências são ferramentas que podem auxiliar o pesquisador na organização de informações científicas, citações e referências bibliográficas.

Esses gerenciadores permitem:

  • reunir referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados;
  • formatar manuscritos e citações instantaneamente de acordo com as normas da ABNT, Vancouver ou outras;
  • gerar bibliografias;
  • criar e organizar um banco de dados de pesquisa pessoal de referências, imagens e PDFs;
  • compartilhar citações com pares, entre outras funções.

 

Mendeley: software gratuito para gestão de referências bibliográficas, com o intuito de facilitar a edição e compartilhamento de textos acadêmicos. O programa oferta diversas funções como: o acesso a artigos salvos online, organizar pesquisas, extrair metadados, inserir-se citações e referências em programas como o Word, Open Office e Latex. Com a  versão Web do programa, também se obtém uma rede social que possibilita o trabalho colaborativo e compartilhamento de informações.

 

mendeley.png

 

Zotero: software livre para gestão de referências bibliográficas, que pode ser um importante recurso para facilitar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, sendo de livre acesso e gratuito. É um programa para automação das referências bibliográficas integrado aos processadores de texto MS-Word e Open Office Writer (BR Office). O componente Zotero trabalha de forma integrada com o browser Mozilla Firefox, permitindo a importação e armazenamento das referências e dos textos completos dos artigos de diversas Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICTs). Entre suas funcionalidades estão: a criação de  referências completas; a possibilidade de anexar documento, um PDF ou endereço web à uma referência para acesso imediato; organizar as referências e o resultado das buscas em coleções; criar bibliografias em diversos padrões; a extração de metadados; e o compartilhamento e colaboração de dados com outros usuários. 

 

zotero.png

Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais