Renovação do empréstimo de livros pelo app do Pergamum

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi) da UFSCar informa que agora as pessoas usuárias das bibliotecas da Universidade podem fazer a renovação dos livros pelo aplicativo Pergamum, além do sistema SAGUI.

No app estão disponíveis as mesmas funções da versão para computador, incluindo o acesso ao "Meu Pergamum" para fazer renovação de itens, reservas e Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB) - quando o livro não está disponível na biblioteca de determinado campus. O uso do app permite mais agilidade e facilidade no acesso aos serviços. 

A renovação pelo app ou SAGUI deve ser realizada até a data de devolução do livro. Caso contrário, o Sistema Pergamum não permitirá a renovação. Se houver reserva para o livro, também não será possível fazer a renovação. A nova data de devolução é contada a partir do dia que a pessoa fez a renovação. Estudante de graduação ou servidor técnico-administrativo: 10 dias. Estudante de pós-graduação ou servidor docente: 15 dias. A renovação online pode ser feita duas vezes.

Para instalar o app, acesse a loja de aplicativos de seu celular, busque por "Pergamum" e selecione a opção que possui o logo do Pergamum na foto inicial. Depois do download, é necessário selecionar a instituição à qual pertence - Universidade Federal de São Carlos. Após esses passos, você já tem acesso ao catálogo das bibliotecas da Universidade e pode realizar buscas ou acessar seu perfil no "Meu Pergamum" com o seu número e senha dos sistemas UFSCar. Para mais informações, acesse o tutorial com o passo a passo. 

Caso tenha alguma dúvida a respeito de como pesquisar no catálogo Pergamum ou fazer renovação de livros, procure a biblioteca de seu campus: Biblioteca Campus Araras (B-Ar): bar.referencia@ufscar.br; Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS): bls@ufscar.br; Biblioteca Campus Sorocaba (B-So): bso.referencia@ufscar.br;  e Biblioteca Comunitária (B-Co): atendimento.bco@ufscar.br.

Fonte da notícia: Inforede 02/10/2025.

Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais