Guia de Acessibilidade e Manual de indexação produzidos pelo SIBi

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi) apresenta dois novos documentos resultantes do trabalho de pessoas servidoras do SIBi: 

- Guia para produção de documentos e conteúdos digitais acessíveis para o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar

O Guia traz recomendações com relação à formatação de documentos digitais mais usuais, tais como editores de texto, planilhas e apresentações em slides, de forma que eles se tornem acessíveis a todas as pessoas, principalmente às pessoas com deficiência. Também apresenta diretrizes para a descrição de imagens em documentos, para a produção de vídeos e organização de eventos acessíveis. Quanto às recomendações para produção de vídeos acessíveis, estas são mais generalistas, pois conteúdos multimídia requerem conhecimentos técnicos específicos, o que não é o escopo destas diretrizes. 

- Manual de Indexação do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos

O Manual de Indexação tem como público-alvo os bibliotecários do processamento técnico, responsáveis pela classificação e indexação do acervo, de forma a garantir a qualidade do sistema e uma maior recuperação por parte do usuário, atendendo suas necessidades informacionais.
Os documentos, que também podem ser acessados no site do SIBi, são para uso do corpo técnico-administrativo do SIBI mas também podem ser utilizados por outras pessoas/instituições que trabalhem com os assuntos tratados no Guia e no Manual.

Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais