Exposição fotográfica "Polícia: Soldados Esquecidos"

De 21 de janeiro até 21 de fevereiro a Biblioteca Campus Sorocaba da UFSCar (B-So) apresenta a exposição fotográfica "Polícia: Soldados Esquecidos" trazendo ao público uma visão única sobre o trabalho policial, as pessoas e as histórias no policiamento comunitário, com foco na rotina de soldados e cabos da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), promovendo a reflexão de como melhorar a relação entre as instituições policiais e a sociedade.
 
A mostra apresenta 20 fotografias autorais do Prof. Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar Campus Sorocaba, destacando a interação entre policiais e cidadãos em bairros de diversas regiões periféricas, revelando aspectos do cotidiano policial de colaboração e desafios da segurança pública.
 
As fotos, tiradas entre 2009 e 2010 fazem parte de um projeto fotográfico iniciado pelo Prof. Cesar durante sua pesquisa de doutorado no Japão e Brasil, que retratam as rotinas e práticas de policiamento comunitário observados em São Paulo-SP, Santo André-SP, e Santos-SP, além de outros territórios periféricos atendidos pela PMESP.
 
Além das imagens, fazem parte a mostra textos reflexivos da bolsista do projeto Sara Stefanny, estudante do curso de Turismo da UFSCar Campus Sorocaba, expressando pensamentos e interpretações que contrastam com as fotografias da exposição; como uma maneira de representar simbolicamente o impacto emocional que constantemente fica oculto devido ao cotidiano.
 
Acompanha também a exposição, textos que utilizam a linguagem em Pajubá escritos por Zare e revisados por Malika Saion (estudante travesti e negra do curso de Turismo da UFSCar Campus Sorocaba) e desenvolvida pelas travestis. Essa escolha tem a intenção de provocar estranhamento e reflexão, pois desestabiliza discursos tradicionais e cria um espaço para questionar exclusões, desigualdades e preconceitos que permeiam tanto a sociedade quanto o sistema policial.
 
A mostra pode ser visitada até o dia 21/02, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, no saguão da B-So e pode ser conferida também no site da exposição
O vídeo exibido na exposição pode ser visto AQUI [link externo].
Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais