Live: Acessibilidade em bibliotecas universitárias para pessoas com deficiência visual

• Quando 29/09/2022 de 14h30 para 16h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Em continuidade à série de lives que abordam as necessidades atuais das bibliotecas universitárias, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi-UFSCar) está organizando a live Acessibilidade em bibliotecas universitárias para pessoas com deficiência visual.

O evento acontece no dia 29 de setembro (5ª. Feira), das 14h30 às 16h e terá transmissão pelo canal do SIBi no YouTube com tradução em Libras. Ela visa identificar e apresentar a oferta de produtos e serviços acessíveis a todas as pessoas da comunidade acadêmica.

A palestrante convidada é a bibliotecária Angela Pereira de Farias Mengatto (http://lattes.cnpq.br/0478843114663788), chefe da Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde encontra-se desde 2010 o Laboratório de Acessibilidade, que atua como unidade piloto, com espaço físico adequado e adaptado para acolher os estudantes com deficiências. Haverá também a participação do servidor técnico-administrativo Sandro Luiz Montanheiro Francischini, Coordenador de Inclusão e Direitos Humanos (CoIDH) da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE-UFSCar). A mediação será feita pela bibliotecária Maria Helena Sacchi do Amaral, que atua na Biblioteca da UFSCar no Campus de Araras e é coordenadora do Grupo de Trabalho Acessibilidade e Diversidade do SIBi. Ela fará o lançamento do Guia para produção de documentos e conteúdos digitais acessíveis para o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão que disponibilizou um bolsista para colaborar na tarefa.

A orientação e revisão técnica ficou a cargo da CoIDH-SAADE-UFSCar. Seu objetivo é promover acessibilidade aos documentos elaborados e disponibilizados de forma digital pelo SIBi-UFSCar, portanto, contidos no site ou nas redes sociais e também para eventos virtuais. As inscrições gratuitas devem ser feitas com o preenchimento deste formulário online e haverá emissão de certificado no dia do evento.