Exposição fotográfica "O olhar para um organismo agrícola"

  • Quando 25/07/2024 00h00 até 23/08/2024 23h55 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) apresenta a exposição fotográfica "O olhar para um organismo agrícola".

Com apoio da Pró-reitoria de Extensão (ProEx) e do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã, a exposição com 36 fotos de autoria de Victoria Starck Schwanz, discente do curso de Engenharia Florestal da UFSCar, Campus Sorocaba, que fazem parte de um projeto fotográfico iniciado por ela, juntamente com outros discentes e docentes, a partir de vivências em territórios da reforma agrária em geral, incluindo assentamentos do MST, quilombos e aldeias, por meio de atividades do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC). 

Além da Victoria, fazem parte da equipe:

Prof. Dr. Cesar Alves Ferragi, professor adjunto do curso de Turismo da UFSCar, Campus Sorocaba.

- Prof. Dr. Fernando Silveira Franco, professor associado dos cursos de Engenharia Florestal e Biologia da UFSCar, Campus Sorocaba.

- Malika Saion: discente do curso de Turismo, da UFSCar, Campus Sorocaba.

As imagens captadas são dos assentamentos Horto Bela Vista e Ipanema, em Iperó-SP, no Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora-SP, na aldeia guarani Gwyra Pepo e de outros territórios de agricultura familiar em Sorocaba e região. 

A exposição discute uma narrativa a respeito das pessoas e histórias da reforma agrária e territórios indígenas e contrastam aspectos do cotidiano de pessoas que vivem em zonas rurais, sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito da diversidade humana, do emaranhamento do pensar, do sentir e do querer provocado pelo movimento agroecológico. 

 

As imagens e textos integram pensamentos, emoções e manejos vividos em tais territórios, com foco na relação das pessoas com o manejo e preservação da terra. São nesses territórios que a terra, a água, o solo e as florestas são preservados. Em nenhum desses locais é utilizado agrotóxicos para a produção de alimentos, sinalizando caminhos possíveis para as próximas gerações. A foto não é só uma imagem (o resultado de uma técnica ou de uma ação, o produto de um fazer ou de um saber fazer, uma figura de papel que se observa em sua clausura de objeto finito), é também, antes, um verdadeiro ato icônico, uma imagem que se relaciona com o sujeito que a observa.

Sobre o Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã – NAAC UFSCAR Sorocaba: Surge com a ideia de promover um espaço de discussão, reflexão, articulação e ação tendo como eixo norteador a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia Hidrográfica do rio Sorocaba Médio Tietê, encampado por alguns docentes e discentes dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos – Campus/Sorocaba desde o ano de 2009. A atividade se tornou sistemática e aglutinou estudantes, pesquisadores, representantes do terceiro setor e agricultores, com o foco de ampliar a discussão e propor alternativas aos agricultores frente ao manejo convencional amplamente presente na Bacia Hidrográfica do rio Sorocaba Médio Tietê. Sigam no Instagram: https://www.instagram.com/naacufscar/

A exposição pode ser visitada no período de 25/07 a 23/08, no saguão da B-So, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. A entrada é livre e gratuita para todos os públicos.

Vídeo exibido na exposição [LINK EXTERNO]

Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais