Cine Debate "O armário não é nosso lugar"

  • Quando 22/08/2023 de 18h00 para 21h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

WhatsApp Image 2023-08-20 at 20.04.20.jpeg
Já coloque na sua agenda e venha participar: dia 22/08, no auditório do CCGT às 18h: Cine Debate -  “O Armário Não É o Nosso Lugar”,  um documentário longa-metragem voltado a comunidade LGBTQIA+, realizado através do Edital ProAC Nº 25/2020 - Desenvolvimento de Longas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A sessão é gratuita e aberta à comunidade interna e externa da UFSCar, com a classificação indicativa de 12 anos.

Após a sessão (duração 90 min.) haverá uma roda de conversa com a participação de Alexsandro Stenico, diretor e idealizador do documentário, com mediação de Augusta Batista Baêta das Neves, servidora técnica-administrativa da UFSCar e coordenadora da Associação Transgênero de Sorocaba (ATS) (link externo), da Profa. Dra. Viviane Mendonça, docente do Departamento da UFSCar vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidade (NEGDS-UFSCar) (link externo) e de Ronaldo Pires, organizador da Parada LGBTQIA+ (link externo)  da cidade de Sorocaba (Consulta Popular)

"Sinopse: Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem “O Armário Não É o Nosso Lugar”, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 - Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.

Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.

Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.

Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade"
(Fonte: https://alexsandrostenico.wixsite.com/oarmarionaoeonosso).

Site: https://alexsandrostenico.wixsite.com/oarmarionaoeonosso

Instagram: https://www.instagram.com/oarmarionaoeonossolugar/

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4TZNC60xvfU

Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais