Conservação e Preservação
A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) possui um pequeno atelier de conservação preventiva dos livros que são danificados pelo seu uso constante e diário.
A técnica-administrativa Elza Naomi Kawaguchi participou de cursos relacionados à pequenos reparos e conservação e é responsável por esse serviço nesta Biblioteca.
Visando a conservação preventiva dos livros – conservar para preservar – a B-So propõe uma postura mais respeitosa e responsável com relação ao acervo da UFSCar.
A seguir listamos dez atitudes que contribuirão para a preservação dos livros. Observando esses cuidados preventivos, você contribui para prolongar a vida útil do patrimônio público, permitindo que mais pessoas utilizem o livro por mais tempo.
-
Mantenha sempre as mãos limpas ao manusear o livro. O papel absorve sujidade da pele, como gordura, sais e água.
-
Ao retirar o livro da estante, não o pegue pela parte de cima (cabeça) da lombada, que é frágil e pode se romper facilmente. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.
-
Não consuma nenhum tipo de bebida ou comida perto do livro! Acidentes podem acontecer e causar dano ao papel e à tinta, bem como atrair insetos nocivos ao livro.
-
Ao realizar a leitura, não apoie os cotovelos sobre o livro! Isso prejudica a encadernação.
-
Ao virar as páginas do livro, não umedeça o dedo com saliva!
-
O livro que você está lendo é da Biblioteca, não seu! Portanto, não faça anotações particulares, não sublinhe e não risque as páginas do livro. O ato de escrever, seja a lápis ou caneta, deixará marcas nas páginas.
-
Não faça dobras nas folhas do livro e não utilize grampos e clipes metálicos! Existem marcadores de páginas para essa finalidade.
-
Livro não gosta de água e não precisa de banho. Se o dia estiver chuvoso, utilize uma sacolinha plástica para protegê-lo.
-
Não deixe os livros expostos ao sol. A luz diminui consideravelmente a durabilidade do papel e altera as cores da impressão.
-
Transporte os livros com cuidado! Você está levando um pedaço do patrimônio da UFSCar em suas mãos. O livro deve ser devolvido do mesmo jeito que foi emprestado! Enquanto estiver em suas mãos, ele é sua responsabilidade.
REFERÊNCIAS
COSTA, Thais. Dicas de preservação. http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/index.php/pt-br/biblioteca-publica-estadual-de-minas-gerais/dicas-de-preservacao. Acesso em: 16 maio 2019.
MÁRSICO, Maria Aparecida de Vries. Noções básicas de conservação de livros e documentos. Disponível em: https://arquivar.com.br/site2/wp-content/uploads/2013/09/Nocoes-Basicas-de-Conservacao-de-Livros-e-Documentos.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.
SANTOS, Eliezer Lírio dos. Quinze dicas para conservar seus livros. 2014. Disponível em: https://www.mackenzie.br/biblioteca/noticias/arquivo/n/a/i/quinze-dicas-para-conservar-seus-livros0/. Acesso: 16 maio 2019.
SPINELLI JUNIOR, Jayme. A conservação de acervos bibliográficos & documentais. Rio de Janeiro, 1997. Disponível em: http://planorweb.bn.br/documentos/ConservacaoAervosBibliograficosDocumentais.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica. Conservação e preservação do acervo. Disponível em: http://www2.ime.unicamp.br/bimecc/conservacao-e-preservacao-do-acervo. Acesso em: 16 maio 2019.