Ficha Catalográfica

Informações e orientações


Acesse o formulário Ficha catalográfica e preencha os campos de acordo com as orientações.
Obs.: Usar, preferencialmente, navegador Mozilla Firefox. 

A ficha catalográfica, elemento obrigatório em trabalhos acadêmicos, segundo a Norma ABNT- NBR 14724/2011 (Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – apresentação), deve ser inserida no verso da folha de rosto (na parte inferior). Para obter a ficha é necessário que o autor preencha os campos com os dados da sua monografia, o programa fará a formatação correta dos dados e irá gerar a ficha catalográfica em um arquivo .pdf, fazendo o download automático.

 

O campo “Assuntos” refere-se às palavras-chave que você deve escolher para representar o conteúdo do seu trabalho acadêmico (Trabalho de Conclusão de Curso; Dissertação; Tese).

As palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que deverão ter relação direta o assunto que foi desenvolvido no seu trabalho. Pense em quais palavras uma pessoa poderia utilizar para encontrar o seu trabalho acadêmico em uma pesquisa na internet.

Evite palavras muito genéricas. Por exemplo: “Avaliação”, “Metodologia”, Educação.

A Biblioteca Nacional possui uma lista de palavras-chave que pode auxiliá-lo na escolha dos termos. Veja em http://acervo.bn.br/sophia_web/index.html clicando em Autoridades (Menu superior).


Observações:
- Os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do autor.
- Nesse formato, não haverá número de classificação do conteúdo. Essa atividade será desenvolvida pelos Bibliotecários no Processamento Técnico do material.

Créditos: Programa gerador de ficha catalográfica desenvolvido pela Secretaria Geral de Informática da UFSCar (SIN), gentilmente cedido e adaptado às necessidades da Instituição.

Ficha catalográfica para outros materiais

A Biblioteca oferece o serviço de elaboração de ficha catalográfica para materiais produzidos por autores que tenham vínculo com a UFSCar Campus Sorocaba (servidores e discentes).

A solicitação da elaboração da ficha catalográfica deve ser pelo e-mail bso@ufscar.br, e o prazo para envio é de até três dias úteis.

Observação: A Biblioteca não se responsabiliza por alterações posteriores à entrega da ficha ao solicitante. No caso de alterações na folha de rosto, número de páginas ou folhas, a solicitação deve ser refeita. As fichas elaboradas não serão arquivadas.

Qualquer dúvida entre em contato por e-mail bso@ufscar.br ou ligue para seção de processamento técnico (15) 3229-5965.

Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais