SIBi-UFSCar elabora material sobre ferramenta ORCID

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi), por meio da Divisão de Tecnologia (DiT), divulga  material elaborado sobre a ferramenta ORCID para toda a comunidade da UFSCar.

ORCID é uma organização global sem fins lucrativos financiada pelas organizações membros que tem por objetivo fornecer um identificador único, gratuito e persistente do autor.

O ORCID ID é formado por 16 caracteres alfanuméricos, precedido do prefixo https://orcid.org/.

É internacional e intransferível, ou seja, este número é seu, como um CPF, e não da instituição.
Seu principal objetivo é individualizar os pesquisadores para que possam divulgar as suas atividades profissionais e pesquisa.

Ou seja, ele resolve problemas como a ambiguidade de nomes, independente da grafia adotada, assegurando a correta atribuição. Exemplo: quando o pesquisador altera seu sobrenome durante sua vida acadêmica.

Permite registrar toda a vida acadêmica de um pesquisador em um único local, funcionando como um currículo acadêmico internacional.

É interoperável com outros sistemas, possibilitando migrar de forma automática os dados de bases de dados como Scopus, CrossRef e PubMed direto para o perfil do pesquisador.

O perfil é utilizado para pedidos de fomento em pesquisa, submissão de trabalhos em periódicos e para localizar potenciais colaboradores em pesquisa.

Saiba mais acessando o Espaço do Pesquisador no site do SIBi-UFSCar https://www.sibi.ufscar.br/espacodopesquisador/identificadores-digitais/orcid
Acompanhe a BSo também pelas redes sociais oficiais