Depósito de Tese e Dissertação

A Coleção de Teses e Dissertações do Repositório Institucional da UFSCar (RI UFSCar) foi lançada em 2016, sendo a primeira coleção do Repositório Institucional. A coleção teve como origem o acervo digital da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da UFSCar.

A partir de 20 de outubro de 2017, o RI UFSCar passou a receber as teses e dissertações (T&D) pela modalidade de autodepósito, processo que está respaldado pela Política de Autodepósito das Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Repositório Institucional da UFSCar.

O autodepósito de T&D deve ser realizado pelo discente autor do trabalho com vínculo ativo na universidade. As orientações para o autodepósito estão disponíveis no Manual de autodepósito de Teses e Dissertações do RI UFSCar.

Veja a seguir uma lista de checagem para submissão de teses e dissertações no RI:

Checagem_TD_RI_2023.jpg

O Departamento de Produção Científica do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar informa que a partir do dia 01/02/2023 o fluxo de depósito de teses e dissertações (T&D) será:
- Envio da T&D pelo discente;
- Validação por parte do bibliotecário (a T&D pode ser aceita ou rejeitada), em até 48 horas contadas em dias úteis;
- Notificação por e-mail para o discente, no caso de rejeição, orientando as correções e o reenvio da submissão;
- Envio automático do e-mail “DSpace: Submissão Aprovada e Arquivada” confirmando o aceite da submissão, após aprovação do item pelo bibliotecário.

Para comprovação da aprovação do depósito no RI UFSCar, o estudante de pós-graduação irá apresentar à secretaria do seu Programa de Pós-Graduação o link onde sua tese ou dissertação pode ser acessada no RI UFSCar, eliminando a necessidade da entrega da cópia do e-mail de submissão.

Além do acesso por meio da interface do RI UFSCar,  as T&D depositadas também podem ser recuperadas por outros sistemas de recuperação, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e o Brazilian Open Access Publications and Scientific Data Portal - Oasisbr.

Caso tenha dúvida, encaminhe mensagem para a Biblioteca referente ao Campus a qual está vinculado: Biblioteca Campus Araras (ri.bar@ufscar.br), Biblioteca Campus Lagoa do Sino UFSCar (ri.bls@ufscar.br), Biblioteca Campus Sorocaba (ri.bso@ufscar.br) ou Biblioteca Comunitária - Campus São Carlos (ri.bco@ufscar.br).

Mais informações podem ser obtidas no site repositorio.ufscar.br