Você está aqui: Página Inicial / Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Quem pode usar a B-So?
A Biblioteca está aberta a qualquer pessoa da comunidade interna ou externa da UFSCar.

Qual é o horário de funcionamento?
Durante o período letivo: de segunda a sexta-feira das 8h as 21h45.
Durante as férias escolares: de segunda a sexta-feira das 8h as 17h.

Preciso me cadastrar na B-So para poder frequentá-la?
A Biblioteca é de livre acesso. O cadastro é necessário somente para o empréstimo de material.

Quem pode fazer o cadastro?
Alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos, vinculados à UFSCar.

Como eu faço para me cadastrar na B-So?
É só enviar para o e-mail bso.referencia@ufscar.br o atestado de matrícula, foto 3x4 e ficha preenchida que está no site www.bso.ufscar.br.

Posso entrar na B-So com livros particulares?
Pode. Na saída, é só apresentá-los no Balcão de empréstimo para simples conferência.

Posso entrar com alimentos e bebidas na B-So?
Não é permitido comer ou beber nas dependências da Biblioteca.

Posso entrar com bolsa na B-So?
Bolsas, sacolas, pastas e cases de notebook não são permitidos.

A B-So oferece lugar seguro para guarda dos meus pertences?
A Biblioteca oferece guarda-volumes com chave que pode ser utilizado tanto pelo usuário cadastrado quanto pelo visitante. No caso do visitante, é necessário fazer um cadastro simples para utilizar o guarda-volumes.

Posso usar telefone celular na B-So?
Desligue o som do seu celular ao entrar na Biblioteca. Se for necessário utilizá-lo, dirija-se a um local que não atrapalhe os demais usuários.

Ex-aluno pode fazer empréstimo?
Somente usuários com matrículas ativas podem utilizar esse serviço.

É preciso apresentar algum documento para fazer empréstimo?
A Carteira de Estudante da UFSCar.

Como eu faço para ter a Carteira de Estudante da UFSCar?
As instruções estão no site www.carterinha.ufscar.br.

Posso pedir para outra pessoa fazer o empréstimo no meu nome?
Apenas o próprio usuário pode fazê-lo.

Quantos livros eu posso emprestar e por quanto tempo?
Você pode emprestar até cinco (5) livros de uma vez. Alunos de graduação e servidores  técnico-adminsitrativos podem ficar até 10 dias com o material. Alunos de pós-graduação e servidores docentes podem ficar até 15 dias.

Posso usar a Carteira de Estudante da UFSCar para fazer empréstimo em qualquer Biblioteca da UFSCar?
Pode usar.

Posso fazer empréstimo de livro de consulta?
Os livros de consulta podem ser emprestados na sexta-feira a partir das 12h e devem ser devolvidos na segunda-feira seguinte até as 21h45. Em caso de atraso desse tipo de material, o afastamento será de 3 (três) dias, por item emprestado.

Como posso verificar a data de devolução dos livros emprestados?
Consultando o Meu Pergamum.

É possível fazer a renovação do empréstimo?
É possível. Todos os usuários têm direito a uma renovação, desde que não haja reserva para outro usuário e não esteja com prazo de devolução vencido.

Como eu faço a renovação?
A primeira renovação deve ser feita pelo Meu Pergamum. As demais deverão ser feitas diretamente no balcão de empréstimo, com a apresentação do material emprestado. Será considerado um novo empréstimo, dando o direito a mais uma renovação pela internet.

Estou com um livro vencido, mas quero renovar outro e não consigo. Por quê?
O atraso na devolução de qualquer material impossibilita a renovação de outros documentos, que estejam dentro do prazo.

Onde é feita a devolução do(s) livro(s) emprestado(s)?
O material emprestado pode ser devolvido em qualquer Biblioteca da UFSCar.

A devolução pode ser feita por terceiros?
Qualquer pessoa pode efetuar a devolução, devendo entregar o material no Balcão de devolução.

Como eu posso fazer a reserva de livros?
A reserva é feita exclusivamente pela internet através do Meu Pergamum, e somente quando não houver nenhum livro disponível para empréstimo, ou seja, todos deverão estar emprestados.

Por quanto tempo a obra que eu reservei ficará disponível, após a sua liberação?
A obra fica à sua disposição por 48 horas.

Como saber se o material que eu reservei já está disponível?
Você receberá um e-mail avisando sobre a disponibilidade. Além disso, você pode acompanhar pelo Meu Pergamum.

Posso cancelar uma reserva?
Pode cancelar a reserva a qualquer momento pelo Meu Pergamum.

Eu posso solicitar livros de outras Bibliotecas da UFSCar.
Essa solicitação é feita exclusivamente pelo Meu Pergamum.

Como eu fico sabendo que o livro que solicitei chegou à B-So?
Você receberá um e-mail informando sobre a disponibilidade do livro para empréstimo. Você também pode acompanhar pelo Meu Pergamum.

Eu posso solicitar livros de outras Bibliotecas da cidade ou região de Sorocaba?
A B-So ainda não possui convênio com outras instituições.

Eu serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?
O Pergamum encaminha e-mails periódicos: um (1) dia antes da data de devolução e a cada cinco dias (5) após o prazo vencido. Para isso seu e-mail deve estar atualizado na B-So.

O que acontece se eu atrasar a devolução do livro emprestado?
A devolução em atraso implica em afastamento do usuário dos serviços da Biblioteca. Para cada dia de atraso é contado um (1) dia de afastamento, válido para cada obra emprestada. O afastamento é contado e aplicado somente em dias úteis.

O que devo fazer se perdi o material que a B-So me emprestou ou se ele ficou danificado por líquido, sujeira, marcas à caneta ou perdeu partes?
Em caso de perda ou dano irreversível, o material deverá ser reposto. Vá até a Biblioteca e relate o ocorrido. Um bibliotecário verificará a situação e indicará o procedimento a ser realizado.

O material que a B-So me emprestou foi roubado. O que devo fazer?
Você deve levar uma cópia do Boletim de Ocorrência até a Biblioteca, que ficará arquivada para justificar a ausência do exemplar. Não será cobrada a reposição do material.

Perdi meu login e senha para os serviços on-line. O que devo fazer?
Entre em contato com a B-So pelo e-mail bso.referencia@ufscar.br ou pelos telefones (15)3229-7515 ou (15)3229-5988 e informe sobre a situação. Serão encaminhados novo login e senha.

A B-So aceita doações?
Aceita. Envie um e-mail para bso.aquisicao@ufscar.br contendo título e ano do material que deseja doar. Essa informação será analisada pelos bibliotecários. Caso seja necessário, será consultado um especialista para auxiliar nessa análise.

Como devo proceder para que a Biblioteca faça a ficha catalográfica do meu trabalho acadêmico?
A B-So disponibiliza no seu site o Gerador Automático de ficha catalográfica. É possível gerar quantas fichas forem necessárias.

A B-So possui máquina de reprografia?
Não possui.

Como devo proceder se eu estiver com livros em caso de greves? 
Você deve ficar com o livro até que a Biblioteca reabra. Neste caso, observe a divulgação de prazo para devolução sem afastamento.
Em caso de fechamentos por poucos dias – como, por exemplo, em paralisações, falta de energia elétrica ou reformas – a devolução deve ser feita no dia seguinte à reabertura.

Como posso conseguir o Atestado Negativo de Débito (Nada consta) da Biblioteca?
É só enviar seu nome completo, RA e nome do curso para bso.referencia@ufscar.br. O atestado será enviado por e-mail em até um (1) dia útil.

Quem procuro para realizar uma exposição na B-So?
Veja quais são as regras para utilizar o espaço da Biblioteca.


Reclamações, dúvidas e sugestões. Como proceder?
Você pode entrar em contato com a Biblioteca pelos seguintes canais de atendimento:
Facebook: https://www.facebook.com/bso.ufscar/
Instagram: https://www.instagram.com/bso_ufscar_sorocaba/
E-mail: bso.referencia@ufscar.br
Site: http://www.bso.ufscar.br/contato
Telefones: (15)3229-7515 ou (15)3229-5988

« Dezembro 2018 »
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

SIBI logo


ficha catalografica

Repositório UFSCar

Logotipo de como localizar o número UFSCar

Mídias sociais

Facebook B-So Instagram