Você está aqui: Página Inicial / Notícias da B-So / Procedimentos de autoarquivamento para a Pós-Graduação

Procedimentos de autoarquivamento para a Pós-Graduação

Desde o dia 02/10, o próprio autor da dissertação/tese passa a ser o responsável por fazer o arquivamento do seu trabalho no Repositório Institucional da UFSCar - www.repositorio.ufscar.br.

No site do Repositório estão disponíveis: o Manual para o autoarquivamento e a carta que o orientador deverá fazer comprovando que é a versão final que está no Repositório. Esses documentos também se encontram no site da Biblioteca campus Sorocaba, no menu à esquerda "Pós-Graduação".

Diante do novo procedimento, alguns processos e documentos exigidos pela Biblioteca campus Sorocaba deixam de existir:

- não será mais necessário colocar o arquivo do aluno no DropBox, uma vez que ele mesmo fará a inserção diretamente no Repositório;
- não será mais necessário entregar a autorização que permite a disponibilização do trabalho de maneira digital. O próprio aluno dará essa autorização no próprio Repositório.

A seguir está o modelo do e-mail que o aluno receberá ao fazer o depósito. É esse e-mail que ele deverá imprimir e entregar para a Secretaria do Programa, juntamente com a carta do orientador, conforme modelo/orientação no site do Repositório.

"Prezado(a) XXXXXXX (XXXXX@XXXX.br),

Este é um email de confirmação do depósito do arquivo da última versão de sua tese ou dissertação no Repositório Institucional da UFSCar, intitulada: Xxxxxxxxxxxxxxxx

Sua submissão foi realizada na coleção Teses e Dissertações e, assim que os metadados forem conferidos e validados, será disponibilizada na coleção do seu Programa de Pós-graduação no Repositório Institucional da UFSCar e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT.

Uma cópia deste e-mail deve ser entregue para a Secretaria da Pós-graduação do seu Programa, para que sua titulação possa ser homologada pelo Conselho de Pós-graduação.

Atenciosamente,

Equipe do Repositório Institucional da UFSCar"

O que não será alterado:
- a emissão do atestado negativo da Biblioteca, mediante solicitação do aluno, que deverá entregue à Secretaria do Programa;
- a inclusão da dissertação/tese no catálogo da Biblioteca (www.pergamum.ufscar.br), pelos bibliotecários.

Sobre a ficha catalográfica:
- conforme normativa da CAPES, todas as dissertações e teses devem seguir os padrões ABNT. Dessa forma, seguindo a orientação da ABNT, a ficha catalográfica é um elemento OBRIGATÓRIO para TCCs, dissertações e teses.

No site na Biblioteca, no menu à direita, há o link "Ficha catalográfica" em que o aluno tem a autonomia de fazer sua ficha quantas vezes forem necessárias e inclui-la no seu trabalho.

Nesse processo, é preciso reforçar com o aluno e com o professor que é responsabilidade de ambos a inserção dos dados de maneira correta e idônea, bem como o depósito do arquivo correspondente a versão final.

Qualquer dúvida, entre em contato diretamente com a equipe do RI (repositorio@ufscar.br).

Exposição "Tenho Peito" 01/10/2017 - 23/10/2017 — Saguão da Biblioteca
I Concurso Cultural de Fotografia Amadora 16/10/2017 - 30/10/2017