Você está aqui: Página Inicial / Conservação preventiva de livros

Conservação preventiva de livros

A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) possui um pequeno atelier de conservação preventiva dos livros que são danificados pelo seu uso constante e diário.

A técnica-administrativa Elza Naomi Kawaguchi participou de cursos relacionados à pequenos reparos e conservação e é responsável por esse serviço nesta Biblioteca.

Visando a conservação preventiva dos livros – conservar para preservar – a B-So propõe uma postura mais respeitosa e responsável com relação ao acervo da UFSCar.

A seguir listamos dez atitudes que contribuirão para a preservação dos livros. Observando esses cuidados preventivos, você contribui para prolongar a vida útil do patrimônio público, permitindo que mais pessoas utilizem o livro por mais tempo.

  1. Mantenha sempre as mãos limpas ao manusear o livro. O papel absorve sujidade da pele, como gordura, sais e água.

  2. Ao retirar o livro da estante, não o pegue pela parte de cima (cabeça) da lombada, que é frágil e pode se romper facilmente. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.

  3. Não consuma nenhum tipo de bebida ou comida perto do livro! Acidentes podem acontecer e causar dano ao papel e à tinta, bem como atrair insetos nocivos ao livro.

  4. Ao realizar a leitura, não apoie os cotovelos sobre o livro! Isso prejudica a encadernação.

  5. Ao virar as páginas do livro, não umedeça o dedo com saliva!

  6. O livro que você está lendo é da Biblioteca, não seu! Portanto, não faça anotações particulares, não sublinhe e não risque as páginas do livro. O ato de escrever, seja a lápis ou caneta, deixará marcas nas páginas.

  7. Não faça dobras nas folhas do livro e não utilize grampos e clipes metálicos! Existem marcadores de páginas para essa finalidade.

  8. Livro não gosta de água e não precisa de banho. Se o dia estiver chuvoso, utilize uma sacolinha plástica para protegê-lo.

  9. Não deixe os livros expostos ao sol. A luz diminui consideravelmente a durabilidade do papel e altera as cores da impressão.

  10. Transporte os livros com cuidado! Você está levando um pedaço do patrimônio da UFSCar em suas mãos. O livro deve ser devolvido do mesmo jeito que foi emprestado! Enquanto estiver em suas mãos, ele é sua responsabilidade.

REFERÊNCIAS


COSTA, Thais. Dicas de preservação. <http://goo.gl/pBNR4f>. Acesso em: 10 maio 2016.

MÁRSICO, Maria Aparecida de Vries. Noções básicas de conservação de livros e documentos. Disponível em: < http://goo.gl/FEakUg >. Acesso em: 10 maio 2016.

SANTOS, Eliezer Lírio dos. Quinze dicas para conservar seus livros. 2014. Disponível em: <http://goo.gl/F1mmgc>. Acesso: 10 maio 2016.

SPINELLI JUNIOR, Jayme. A conservação de acervos bibliográficos & documentais. Rio de Janeiro, 1997. Disponível em: <https://goo.gl/NBhx34>. Acesso em: 10 maio 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica. Conservação e preservação do acervo. Disponível em: <http://goo.gl/oQngLE>. Acesso em: 10 maio 2016.

« Outubro 2017 »
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

SIBI logo


ficha catalografica

Repositório UFSCar

Mídias sociais

Facebook B-So Instagram